
O que é
A energia eólica resulta do aproveitamento da energia cinética do vento para produzir energia mecânica, que posteriormente é transformada em energia elétrica por um gerador. O vento é utilizado há milhares de anos para responder às necessidades energéticas da atividade humana, nomeadamente para propulsar meios de transporte (barcos à vela), bombear água ou permitir o funcionamento de atividades industriais.
A energia eólica é uma forma de obtenção de energia, através de fontes 100% limpas, o que impede que seja produzido qualquer tipo de poluente. A energia eólica é uma fonte de energia renovável obtida através da energia solar, ou seja, tem origem no aquecimento da atmosfera pelo Sol, que põe em movimento as massas de ar. A rotação da Terra, a forma e cobertura da superfície terrestre e os planos de água, influenciam, a velocidade, a direção e a variabilidade do vento em determinado lugar.
Atualmente, a energia eólica, tem vindo a ser cada vez mais utilizada para produzir eletricidade, seja para a utilização local descentralizada em lugares isolados, seja em grandes parques eólicos constituídos por vários aerogeradores ligados à rede elétrica.
O Vento a Gerar Energia
O aerogerador encontra-se sempre alinhado de frente com a direção do vento, alinhamento esse possível devido ao anemómetro que se encontra instalado no aerogerador para verificar a direção do vento, e a motores que fazem a nacele rodar para a direção do vento conforme as indicações dos dados do anemómetro.
A figura representa o perfil de uma pá de turbina eólica de eixo horizontal que é similar à asa de um avião. Quando o vento sopra a geometria da pá da turbina força o fluxo de ar a mudar de direção ao longo da superfície criando uma diferença de pressão, resultando assim forças aerodinâmicas na estrutura da pá que desencadeiam o torque fazendo a pá girar. Como a velocidade do vento não é constante a turbina é projetada para operar numa determinada faixa de velocidade de operação e o sistema de controlo de potência pitch assegura que a velocidade máxima suportada nunca é ultrapassada de forma a garantir que não ocorra sobrecarga ou desgaste dos equipamentos.

http://www.alternative-energy-tutorials.com/energy-articles/wind-turbine-blade-design.html

Aerogeradores
As pás estão ligadas através de um eixo a uma caixa de velocidade que tem a função de elevar os baixos giros das pás desencadeadas pelo vento em altos giros de operação que serão entregues ao gerador elétrico que se encontra acoplado ao mesmo eixo.
O movimento de rotação que sai multiplicado da caixa entra no gerador também através de um eixo. O gerador utiliza as rotações do eixo (movimento mecânico) para produzir eletricidade através de eletromagnetismo.
O Vento a Gerar Energia
Toda a energia produzida nos terminais do gerador eólico é elevada por um transformador à mesma faixa de tensão da rede e em seguida passa pela subestação que representa o ponto intermediário entre o parque e a rede elétrica da concessionária. Na subestação toda a energia é monitorizada pelo sistema de análise de rede, pelo sistema de proteção, sistema de medição, e sistema SCADA.
Uma vez garantidas as condições de operação a nível de tensão e frequência, a energia é injetada na rede através da linha de transmissão. Os postos de transformação final rebaixa a tensão para 220 Volts fazendo assim chegar a todos os consumidores na forma como a usamos todos os dias.
Na nossa região temos a predominância dos ventos direção nordeste e um bom regime de vento ao longo do ano, o que torna a energia eólica uma boa alternativa para produção de energia limpa e sustentável.

http://www.advancedenergycap.com/faq/