O nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável reflete-se na visão da empresa, orientando as suas atividades ambientais e sociais.
A Cabeólica é a principal produtora de energias renováveis na matriz energética de Cabo Verde, produzindo quantidades substanciais de energia limpa para as redes nacionais. Com o passar dos anos, a empresa continua empenhada em aumentar a sua participação e contribuição para a sustentabilidade ambiental e social. Acreditamos firmemente na importância do bem-estar do nosso meio ambiente e comunidade, e esta crença constitui um aspeto importante dos nossos valores corporativos.
A preocupação da Cabeólica para com o ambiente teve início durante a fase de pré-construção, quando foram realizados diversos estudos a fim de, em primeiro lugar, identificar, de forma responsável e em coordenação com todas as agências relevantes, as localizações dos seus quatro parques eólicos e, em segundo lugar, melhor estruturar o seu Plano de Gestão Ambiental e Social (ESMP) de acordo com as necessidades referente às áreas de intervenção e arredores. Estas medidas foram tomadas com o objetivo de reduzir, tanto quanto possível o impacto ecológico da empresa.
O ESMP, que se estende por um período de 20 anos, inclui os potenciais impactos ambientais e sociais previstos durante as fases de construção, operação e desativação do projeto, e as medidas de mitigação a serem tomadas, a fim de minimizar ou, idealmente, impedi-los.
O ESMP inclui também medidas de melhorias sociais e ecológicas, bem como um plano de gestão da conservação, os quais visam ir além das obrigações diretas da empresa e fornecer benefícios positivos globais para a sustentabilidade ambiental de Cabo Verde.
Os principais impactos ambientais previstos pela injeção de energia na rede elétrica são identificados e monitorizados constantemente de modo a garantir uma boa implementação das medidas do ESMP.
Os fatores sob monitorização das diretrizes ambientais e sociais são:
- Qualidade do ar;
- Fauna e flora;
- Vegetação e habitats;
- Solo e gestão de resíduos;
- Paisagem;
- Saúde e segurança;
- Desenvolvimento de recursos humanos;
- Formação e estimulação económica e social.
Os resultados do monitoramento destes indicadores são todos os anos apresentados num Relatório de Acompanhamento Anual.